Cruzeiro 5 x 4 Internacional 07/03/1976
Mineirão lotado. O Cruzeiro, até então sem nenhum título na Libertadores, vice do Brasileirão 75, jogava contra seu carrasco. Do outro lado, Internacional. Simplesmente o time do momento. Octacampeão gaúcho (batendo o recorde gremista), campeão brasileiro... Incrível. Era a primeira Libertadores colorada, e os mineiros podiam ser apenas coadjuvantes. Mas quando a bola rola é outra história.
O Cruzeiro parecia imparável. A série vitoriosa na fase de grupos ultrapassava o discurso superior colorado, que havia empatado com o Olímpia no Paraguai.Veio então a partida, e a equipe azul celeste foi com tudo. Logo no começo, Jorginho apareceu sozinho pela esquerda e cruzou rasteiro, certeiro, para Palhinha abrir o placar. Festa no Mineirão. Em seguida, num chutão da zaga, Figueroa falha e Palhinha empurra para o gol. Bobeira do zagueiro sensação, e mais um do camisa nove. Ninguém contava, porém, com a canhota do Lula. O ponta esquerda arriscou um balaço de fora da área e matou a coruja. E o camisa dez cruzeirense tinha que tomar uma atitude! Joãozinho se antecipou a Caçapava em mais uma bobeada do Figueiroa, pedalou para cima do mesmo e bateu cruzado para fazer. Que lindo! Parecia um belo fim de primeiro tempo, mas Lula queria mais. Driblou dois pela esquerda e fez o favor a Valdomiro, deixando-o livre para fazer mais um. 3x2, e era só a primeira etapa!
Assista aos gols pela TV Cultura!
O segundo tempo traria ainda mais sufoco, comemorações e agonia. Não demorou muito até o Inter se assanhar e partir para cima do Cruzeiro. Em um cruzamento de Valdomiro pela direita, Zé Carlos faz contra. A torcida não perdoa, e o medo toma conta do estádio. Seria esse o poder do campeão? Talvez, não fosse Caçapava falhando na frente do camisa dez novamente. Gol de alívio... Momentâneo. Bola na área cruzeirense, Escurinho escora e Ramon completa. Mais um empate. Gente, já repararam que os velhos tempos, de grandes jogadores, tinham péssimos zagueiros? Era o caso também de Valdir (que não era, mas estava jogando nesta posição). Dando uma tesoura estúpida em Joãozinho, fez o pênalti cobrado por Nelinho, no canto esquerdo do goleiro. Perderam a contagem? 5x4, encerrando assim o jogo reconhecido como o melhor da história do Mineirão.
Outros confrontos na Libertadores
Internacional 0x2 Cruzeiro | 28/03/1976 | Jogo de returno, classificação celeste.
Internacional 0x1 Cruzeiro | 03/07/1977 | Vitória fora que tornou "fácil" a volta.
Cruzeiro 0x0 Internacional | 24/07/1977 | Mesmo o empate fez a festa mineira.
Curiosidades
- O Inter nunca venceu o Cruzeiro na Libertadores.
- Enquanto os mineiros foram campeões no ano do jogo supracitado e em 1997, os colorados chegaram ao feito apenas em 2006.
- Se por um lado o Inter demorou a ser campeão da Libertadores, a Raposa, por sua vez, nunca venceu um mundial, feito garantido por Adriano Gabiru na única presença colorada na competição.
Fontes: wikipedia, globoesporte, blogdocruzeirense.
0 comentários:
Postar um comentário