Vamos lá. O blogueiro mais velho da rede Informais tem apenas 21 anos. Nasceu em 1989, e o maior craque que viu jogar em seu time foi Romário, em 1995. Mas nem se lembra bem dessa época...
Os torcedores santistas são os privilegiados entre a galera jovem atual. Os mais velhos falam de Pelé, Coutinho, Pepe, porém os novinhos tem outros ídolos. Primeiro, em 2002, um time com Alex na zaga, Renato, Elano e Diego no meio e Robinho no ataque. Espetacular! Os meninos da vila, 2ª edição, levou o caneco nacional depois de um campenato incrível. As jogadas, a beleza do futebol, fazia lembrar outras épocas. Sabe aquelas que seu pai insiste em narrar, seja ele flamenguista e relembre o Zico, tricolor, com Assis e Washington (ou a Máquina Tricolor), o Garrincha para o botafoguense ou Dinamite (Juninho, talvez) pelo Vasco? Então. O Santos 2002 era isso.
Ontem, todo mundo sabe, o Santos foi campeão paulista, um título teoricamente de pouca expressão. Contudo, jogaram bola demais, tanto eles quanto os perdedores. Chega a ser triste admitir isso, mas é a mais pura verdade: o jogo deste domingo superou em qualidade, beleza e emoção todos os finais de campeonato mais recentes. No Brasileirão de 2009, o revezamento de times na primeira colocação foi intenso, levando em conta as últimas rodadas. O Flamengo não apresentou um bom futebol contra o Grêmio na partida decisiva, e ainda assim levou. Na Copa do Brasil, o Corinthians derrotou o Inter, e o jogo de volta foi fraco. Cariocão, então, nem se fala.
Os meninos da vila 3.0 fizeram uma final de campeonato daquelas. Dividem os créditos em relação a isso com o Santo André, clube que garantiu sua vaga na série B ao apostar suas fichas no "aposentado" Marcelinho Carioca. Atualmente, as fezinhas da diretoria valeram a pena, mesmo sem levar o caneco. Em um jogo inacreditável, onde Neymar e Ganso comeram a bola, quem fosse campeão teria de bater palmas para o adversário. Metidos, com razão, os craques santistas adiaram isso e comemoraram demais. Fizeram juntos um domingo facilmente encaixável nas histórias contadas por nós, querendo impressionar as próximas gerações.
Nunca subestime ninguém. Dos menores frascos, às vezes saem os melhores odores. LDU, Sport, Santo André e América nos mostraram isso recentemente. Não se iludam! Pensar que seu time está acima ou abaixo de qualquer adversário teoricamente inferior pode te trazer problemas. O Santos garantiu o Paulistão por um triz. E um jogo só acaba, quando termina, e só termina quando acaba, no apito final. Que final.
0 comentários:
Postar um comentário